INOVANDO NA FISCALIZAÇÃO DO KIT GNV

Uma solução perfeita para otimizar a fiscalização e engajar todos os interessados sem adicionar custo ao sistema.

O Kit GNV (também conhecido como kit gás) é um sistema instalado no carro para que o mesmo possa também ser abastecido com o GNV (Gás Natural Veicular). O conjunto do sistema consiste em cilindros que ficam no porta-malas do carro, com conexão para o motor do veículo.

As vantagens do kit GNV são grandes para quem usa muito o automóvel, não só porque o gás natural é mais barato que a gasolina e o etanol, mas também porque ele é menos poluente e mais eficiente. O GNV é em média 30% a 40% mais econômico, isso significa que o carro pode rodar muito mais com o gás do que com o combustível líquido. Além disso, o motorista também conta com desconto no valor do IPVA.

Para ser instalado, o motorista deve levar o carro para uma oficina certificada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), onde o kit gás será implementado no carro, juntamente com um selo de conformidade. Estes estabelecimentos credenciados podem garantir a segurança e o bom funcionamento dos equipamentos instalados.

Também é preciso atentar aos períodos de reteste hidrostático obrigatório dos cilindros (a cada 5 anos), que deve ser realizado por órgão acreditado pelo Inmetro durante a vida útil do mesmo (15 anos). Órgãos não credenciados podem utilizar ferramentas inadequadas e fora dos padrões de fabricação. Em oficinas qualificadas, todos os equipamentos passam por testes de qualidade e seguem regras rígidas para que o condutor utilize o GNV de forma segura. Durante a vistoria são examinados sistema de freios, possíveis vazamentos nas conexões de gás, emissão de poluentes e de ruídos, e o cilindro do GNV – incluindo data de validade e se passou por alguma requalificação. Pneus e itens obrigatórios como macaco, triângulo e cinto de segurança também são conferidos durante o procedimento que obedece às regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas). Após efetuada esta inspeção, o motorista recebe um selo do Inmetro que atesta a manutenção realizada de forma correta. Este selo é um documento que deve ser apresentado nos postos de combustível no momento do abastecimento.

Os perigos das instalações clandestinas.

Infelizmente muitos proprietários de carros efetuam a instalação e manutenção do kit GNV em oficinas clandestinas que estão se alastrando pelo país. Este marcado pirata está crescendo em proporções altíssimas, segundo informação da própria Associação das Empresas de Instaladores de GNV.

Nas instalações e manutenções deste sistema, o Certificado de Homologação do Inmetro é obrigatório, caso contrário haverá a possibilidade de retenção do veículo, além de multa ao condutor. O objetivo disso é de coibir instalações clandestinas, feitas com equipamentos sem procedência do ponto de vista técnico, cilindros inadequados, ou mesmo que sejam originadas de furto ou roubo, ou instaladas por pessoas inabilitadas para este tipo de procedimento. E para piorar, muitas destas oficinas piratas ainda fornecem selos do Inmetro falsificados consolidando ainda mais a criminalidade.

Os riscos de fazer uma instalação inadequada e não autorizada são grandes. Além de prejudicar o desempenho do veículo, são registrados frequentemente inúmeros acidentes como vazamentos, incêndios e explosões devido a clandestinidade da instalação e seus equipamentos. Os perigos são tanto para os motoristas e passageiros, quanto para os frentistas, bem como para as instalações dos postos de combustível que, obviamente, são grandes estoques de produtos altamente inflamáveis.

No estado do Paraná se tornou obrigatória a exigência do selo que autentica a instalação do kit GNV antes do abastecimento do veículo. Com isso já houve uma redução de 12% das oficinas clandestinas. Esta atribuição fiscalizadora concedida aos postos de combustível é fundamental para a segurança de todos, porém muitos motoristas, principalmente aqueles que tem uma instalação de GNV irregular, se recusam a apresentar o documento. A obrigatoriedade do adesivo do Inmetro no para-brisa do veículo facilitaria muito na fiscalização e evitaria o transtorno de ter de pedir, a cada abastecimento, a apresentação deste documento.

 

APP SELO INTELIGENTE

Uma inovação incrível para fortalecer a fiscalização sem adicionar custos ao sistema.

A Primi Tecnologia sai na frente com uma solução formidável e confiável para a fiscalização do kit GNV. É uma forma de inspeção revolucionária que vai fazer a diferença na luta contra as instalações clandestinas nos automóveis!

A Primi Tecnologia é uma empresa referência no desenvolvimento e produção de impressos de segurança, criando e inovando com soluções únicas para proteger mercadorias, da produção à distribuição, combatendo a clandestinidade e as fraudes. É a Primi que produz os selos de segurança do INMETRO para autenticação dos Kits GNV e também para inúmeros outros segmentos. Assim, disponibilizamos gratuitamente uma ferramenta prática e eficiente para o frentista e qualquer outra pessoa verificar na hora se o selo do Certificado de Homologação do Inmetro é autêntico ou não. O aplicativo Selo Inteligente é uma solução sem precedentes na fiscalização do kit GNV. É uma ferramenta que capacita o consumidor, as autoridades do setor e todos os interessados, que agora podem identificar rapidamente as instalações ilegítimas e, por conseguinte, perigosas nos veículos.

O Selo Inteligente permite trazer para o sistema terceiros que se engajam para combater os veículos clandestinos, sem adicionar nenhum custo ao processo. É uma verdadeira revolução na fiscalização com rastreabilidade confiável!

O aplicativo pode ser utilizado por qualquer interessado em saber se o veículo tem instalação clandestina:

  • Policiais;
  • Fiscais do IPEM;
  • Frentistas;
  • Taxistas e motoristas de aplicativo;
  • Organismos de inspeção;
  • Cidadãos preocupados com sua própria segurança e demais interessados.

A conferência é muito rápida e fácil. Basta utilizar um smartphone e tirar uma foto do selo do Inmetro que está no para-brisa do veículo. Em seguida a inteligência artificial do app verifica na hora se o selo é legítimo ou não.

O Selo Inteligente já é um verdadeiro sucesso na fiscalização em extintores de incêndio, produto com altíssimo índice de falsificações. O supervisionamento e análise dos selos do Inmetro neste mercado cresceu fortemente após a difusão deste aplicativo. Em SP haviam apenas 2 fiscais do IPEM aptos para efetuar a validação do selo, hoje já são mais de 8 mil fiscais que podem verificar de forma eficiente com a utilização desta ferramenta.

Os selos da Primi e sua ferramenta de conferência Selo Inteligente promovem um grande aperfeiçoamento e aumento na fiscalização. É uma plataforma que avança como uma enorme força na luta contra a clandestinidade. Essa viabilidade e simplicidade na fiscalização vão trazer segurança para frentistas, motoristas, passageiros e ainda proporcionar facilidade na conferência para todos os consumidores, bem como autoridades e organismos de inspeção veicular, sem gerar nenhum custo ao sistema.

A praticidade, facilidade e eficiência do Selo Inteligente é um verdadeiro engajamento para as autoridades e também os cidadãos consumidores a lutarem contra o mercado clandestino no país. É uma forma eficiente para acabar com a criminalidade neste mercado, proporcionando muito mais segurança para todos, além de colaborar com as oficinas credenciadas que trabalham de forma correta, promovendo assim uma sociedade mais justa.