IOT – INTERNET DAS COISAS

REVOLUCIONANDO A NOSSA RELAÇÃO COM A TECNOLOGIA

A Internet das Coisas, também conhecida como IOT (proveniente do termo em inglês Internet of Things) está transformando nossa relação com a tecnologia, mudando o modo como interagimos com o mundo e, principalmente, o modo como o mundo interage conosco.

A Internet das Coisas é a comunicação realizada de máquina para máquina via internet. Essa interação compartilha dados e informações essenciais para o melhor funcionamento, rastreabilidade, conferência e organização de praticamente qualquer produto: carros, geladeiras, micro-ondas, trens, aviões, embalagens, relógios, pulseiras, entre outros milhares de artefatos. A conexão entre as máquinas permite expandir as formas de utilização, trazendo mais praticidade e aperfeiçoando a nossa relação com a tecnologia.

Explicando de uma forma mais simples, Internet das Coisas é o modo como os objetos físicos estão conectados e se comunicando entre si e com o usuário, através de sensores inteligentes e softwares que transmitem dados para uma rede, ou seja, a união via internet de tudo que é passível de conexão. Como se fosse um grande sistema nervoso que possibilita a troca de informações entre dois ou mais pontos. O resultado disso é um planeta mais inteligente e responsivo.

IOT já é uma realidade constante em nossas vidas, mas suas possibilidades são infinitas. Esta tecnologia vai crescer muito além do que já vemos em nosso dia-a-dia. Desde 2017, existem mais objetos na internet do que a população mundial (cerca de 7,7 bilhões de pessoas), e estima-se que em 2020, 12 bilhões de dispositivos estejam conectados à IOT, o que demonstra a importância de se refletir sobre esse processo.

A verdade é que a Internet das Coisas possibilita e otimiza inúmeras oportunidades e conexões, muitas das quais não conseguimos imaginar nem entender completamente seu impacto nos dias de hoje. A IOT veio mudar na nossa realidade, porque agora tudo à nossa volta tem inteligência e está interconectado, de modo que nós passamos a ter acessos imensuráveis aos dados, ou melhor, à informação.

TECNOLOGIA RFID – UM APRIMORAMENTO SEM LIMITES NA ÁREA DE LOGÍSTICA

Tornar as operações de logística mais eficientes, ágeis e rentáveis representa os principais objetivos dos empreendedores de qualquer setor. Por isso, os investimentos em inovação estimulam o desenvolvimento de novos equipamentos e metodologias de trabalho. Uma das ferramentas em questão é chamada de tecnologia RFID que chegou para dinamizar a gestão do fluxo de materiais em todos os elos da cadeia de suprimentos. Assim, o gestor pode obter dados muito mais detalhados e atualizados sobre compra, venda, níveis de estoque e obter a localização das cargas durante o trajeto de entrega.

A tecnologia de RFID (Radio Frequency Identification – identificação por radiofreqüência) nada mais é do que um termo genérico para as tecnologias que utilizam a freqüência de rádio para captura de dados. Tal tecnologia permite a captura automática de dados para identificação de objetos com dispositivos eletrônicos, conhecidos como etiquetas eletrônicas, tags, RF tags ou transponders, que emitem sinais de radiofreqüência para leitores que captam estas informações.

A sua principal função hoje não é simplesmente substituir o código de barras, QRCode, entre outros. Esta tecnologia de transformação vai ajudar a reduzir desperdícios, proteger contra roubos, gerir inventários, simplificar a logística e aumentar a produtividade.

As vantagens da tecnologia RFID são inúmeras. Além de garantir a agilidade e qualidade na entrega de produtos, ela ainda aprimora e dinamiza o gerenciamento de materiais, otimiza os sistemas anti-furto, aprimora o controle de acesso em locais restritos, reforça a prevenção de falsificações e mais diversos outros benefícios que trazem vantagens para os setores industriais e comerciais.

O aplicativo Selo Inteligente RFID é uma solução incrível para otimizar na fiscalização de dispositivos RFID. É mais uma ferramenta da PRIMI Tecnologia a sua disposição. Mais informações no site: www.selointeligenterfid.com.br

 

NDCODE – UMA COMBINAÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA INTERLIGAR O MUNDO FÍSICO AO DIGITAL

O NDCode é a nova revolução na identificação digital que utiliza uma combinação sem precedentes de nanotecnologia, tecnologia digital segura, propriedades fotônicas e técnicas exclusivas de impressão, criando um novo tipo de solução de identificação digital imunes a falsificações e adulterações. Esta inovação otimiza a autenticidade de dados e a rastreabilidade, criando uma proteção extremamente segura, cumprindo os padrões do setor e garantindo a integridade de suas documentações, produtos e serviços muito além das limitações atuais. Estas características fornecem muito mais do que proteção, elas agregam mais valor e credibilidade a sua marca.

A tecnologia NDCode contribui também com o mercado de IOT, adicionando nova identificação aos produtos com nano tecnologia, interagindo nas comunicações via internet, habilitando um nível de segurança sem precedentes para seus produtos. Esta alta tecnologia preenche de vez a lacuna entre o mundo físico e digital.

Esta evolução você encontra nos selos e plataformas digitais da PRIMI Tecnologia, empresa líder em tecnologia de alta segurança. É uma empresa competente que oferece uma gama de soluções únicas, com tecnologia de ponta, para garantir total segurança e rastreabilidade aos seus produtos e serviços, potencializando a preservação de sua marca contra os mais variados tipos de falsificações existentes no mercado.

Conte com a PRIMI Tecnologia para o desenvolvimento de interfaces seguras em IOT para sua empresa.