O AUMENTO DAS TRAGÉDIAS CAUSADAS POR INSTALAÇÕES ILEGAIS DE GNV

A frota de veículos movidos a Gás Natural Veicular (GNV) no Brasil está envelhecendo. O uso do GNV foi liberado para veículos particulares em 1996, após passar por procedimentos de padronização dos kits de conversão pelo INMETRO. A partir daí as conversões foram crescendo sem parar a cada ano, e em 1999 mais de 500 mil veículos a gás já circulavam pelo país. Atualmente, a frota brasileira movida a GNV é de cerca de 2,2 milhões de veículos.

O Kit GNV é um acessório importante que necessita de uma instalação adequada e também de manutenções periódicas. O INMETRO orienta os consumidores a fazerem a instalação e a manutenção do kit GNV somente em estabelecimentos credenciados pelo órgão, com os seus registros válidos. Para exercer um controle maior da frota de veículos que utilizam gás natural, o INMETRO criou e estabeleceu procedimentos e a obrigatoriedade da utilização do Selo GNV. Este selo é um documento que atesta que as instalações foram aplicadas ou revisadas com total segurança. Porém, infelizmente, nem sempre estes procedimentos são efetuados nas convertedoras homologadas, o que pode comprometer o rendimento dos veículos e o pior: coloca em risco a segurança de toda população.

Estamos vivendo um momento crítico, de extrema preocupação e de grande risco! A vida útil dos cilindros de gás é de 20 anos e, como as conversões foram autorizadas em 1996 e rapidamente se tornaram populares, já existem nas ruas uma grande quantidade de veículos que rodam com cilindros vencidos. Boa parte dessa frota é de veículos com kit GNV irregulares e clandestinos, que nunca passaram por qualquer revisão mecânica, inspeção de segurança, nem tampouco a obrigatória e fundamental requalificação a cada 5 anos. Temos que tomar consciência de que se trata de um combustível altamente inflamável que é armazenado em cilindros de alta pressão. Isso torna os veículos verdadeiros “carros bomba”, um perigo real e imediato para frentistas, motoristas, passageiros e toda a população.

A maior culpada pela intensificação do perigo de grandes tragédias são as oficinas clandestinas que estão se alastrando pelo país. Esses infames e desqualificados profissionais efetuam instalações duvidosas, sem nenhuma garantia de segurança. Eles adquirem cilindros vencidos que são provenientes de furtos, desmanches, leilões de ferro-velho, etc. Em seguida fazem uma recauchutagem nestes equipamentos e, para ampliar a ação criminosa, incluem selos de autenticação falsificados ou adulterados nos cilindros, enganando e expondo o cliente e todos os cidadãos a um potencial risco de acidentes terríveis. Este cenário potencializa os riscos de explosões, muitas vezes fatais, como já temos visto com frequência nos noticiários. Esta situação vai se agravar a cada dia se não tomarmos as devidas providências, uma vez que os orgãos fiscalizadores não tem profissionais o suficiente para um supervisionamento constante e eficiente.

 

CHEGOU UMA FERRAMENTA EXTRAORDINÁRIA E INFALÍVEL PARA O COMBATE AO GNV CLANDESTINO.

SELO INTELIGENTE GNV é um aplicativo gratuito que vai revolucionar no combate às instalações clandestinas de GNVs nos veículos. É uma forma de fiscalização fácil e acessível para todos. Agora qualquer consumidor tem a capacidade de verificar na hora e em qualquer lugar se o selo de autenticação GNV INMETRO é autêntico. Este aplicativo formidável chegou para ajudar no combate à clandestinidade e promover a segurança de toda a população.

A utilização do app SELO INTELIGENTE GNV é muito fácil e rápida, basta ter um smartphone comum. É só tirar uma foto do selo do Inmetro fixado no para-brisa do veículo e em poucos passos a inteligência artificial da plataforma verifica na hora se o selo é legítimo ou não. Este aplicativo potencializa a fiscalização e promove uma verdadeira energia no combate as instalações ilegais, trazendo muito mais segurança para todos os cidadãos, sem adicionar nenhum custo ao sistema, afinal é uma plataforma gratuita, prática e acessível.

O app SELO INTELIGENTE GNV promove um verdadeiro sistema colaborativo ao mercado. A plataforma de dados inteligentes gera relatórios em tempo real, com detecção de irregularidades e permitindo soluções preventivas, dando vantagem estratégica na fiscalização e na luta contra as instalações proibidas. Esta plataforma é uma tecnologia única que ajuda na valorização das oficinas credenciadas que trabalham de forma correta, afinal só estes profissionais homologados podem oferecer a garantia e segurança ideal nas conversões e inspeções periódicas dos veículos. Só estas oficinas legais também podem fornecer o legítimo selo GNV Inmetro que é produzido pela PRIMI Tecnologia, empresa referência no mercado em impressos de segurança.

Atenção! É muito importante que o selo GNV INMETRO seja fixado no para-brisa do veículo. O selo já vem com uma película pronta para esta adesivação. Isso facilita que os frentistas, fiscais, autoridades ou qualquer interessado possa conferir que seu veículo está em conformidade com as normas de segurança e dentro do prazo garantido pelos órgãos reguladores. A colagem do legítimo selo proporciona segurança e credibilidade para você.

 Vamos lutar contra a clandestinidade e colaborar com a segurança de todos!

Adesive no seu para-brisa o selo GNV Inmetro e baixe o aplicativo SELO INTELIGENTE GNV.

Este app está disponível no Google Play. Faça o download gratuito agora!