CUIDADO COM OS QR CODES FALSOS

Os selos de identificação via QR Code não são mais considerados uma forma totalmente segura de elemento de segurança, rastreabilidade e acessibilidade digital. Estes selos podem ser facilmente adulterados, falsificados, copiados e reproduzidos em larga escala, dificultando muito a identificação da fraude.

Para melhor entendimento, vamos saber um pouco mais sobre essa tecnologia tão comum hoje em dia: O QR Code é um símbolo bidimensional (2-D), criado em 1994 pela empresa Japonesa Denso-Wave com o principal objetivo de ser um código rapidamente interpretado pelos equipamentos de leitura. O QR Code ou Quick Response Code pode conter informação tanto na vertical, bem como na horizontal, daí o termo bidimensional. Devido a esta característica os códigos QR possibilitam armazenar centenas de vezes mais dados que os tradicionais códigos de barras. Estas informações podem ser facilmente lidas através de um leitor QR instalado no seu tablet ou smartphone.

Os QR Codes são de uso livre e utilizados por inúmeras organizações e empresas nos mais diversos setores de atividade. O tipo de informação embutida pode ser tão diversa como texto simples, URL, mensagens SMS, detalhes de contato vCard, endereços de e-mail e muito mais.

Passado algum tempo, as empresas começaram a explorar novas formas de utilização dos QR Codes e o seu uso comercial generalizou-se em várias partes do mundo. Dada a facilidade de utilização dos leitores de QR Codes nos smartphones, é bastante simples descodificar e converter um código QR num endereço web e redirecionar o utilizador para autenticações, validações, campanhas publicitárias, perfis de empresas em redes sociais, etc.

A simplicidade que as empresas tem em gerar os QR Codes e utilizá-los como uma solução de autenticação e rastreabilidade comum é o que facilita a ação dos cibercriminosos. Esta técnica é aplicada nos produtos ou em seus selos através de uma impressão 2D de fácil adulteração e reprodução, Essa fragilidade está tornando recorrente as notícias de fraudes relacionadas a essa tecnologia em todo o mundo.

Na Europa foram verificados falsos app QR Code que geram acessos aos saguões de luxo dos aeroportos de graça. São programas simples que foram gerados para fraudar cartões de embarque para qualquer nome, número do vôo, destino e classe e assim entrar em lounges de companhias aéreas, trazendo grande prejuízo para as empresas e desconforto para os passageiros que pagaram por esse direito.

Outro ataque atual dos cibercriminosos é a propagação de QR Codes falsos para a invasão em smatphones. Este ataque da vez, conhecido como QRLjacking, consiste em falsificar o registro no QR Code e pode afetar qualquer usuário que efetuar sua leitura com a câmera. Ao cair na página mal-intencionada, o usuário tem seus dados invadidos ou sequestrados, inclusive suas conversas e arquivos do WhatsApp, que é de maior interesse deles. Suas informações ficam armazenadas no computador do criminoso e ele pode usá-la como quiser, sem causar qualquer tipo de interrupção no uso do aplicativo no telefone da vítima.

Os QR Codes utilizados como elementos de segurança e rastreabilidade de diversos outros itens, tais como medicamentos, alimentos, bebidas, cosméticos, eletrônicos, produtos de luxo, etc. também são altamente falsificados no mercado. São impressões que podem ser clonadas e adulteradas por criminosos de todo o mundo que já se especializaram nesta fraude.

Com todas estas informações, nota-se claramente que utilizar QR Codes em produtos de valor agregado pode ser considerado um risco para o fabricante e consumidores em geral. Esta tecnologia que já foi considerada segura, hoje está fragilizada. O ideal é que o selo de autenticidade e rastreabilidade seja induplicável e inviolável, e que também seja personalizado com mais de um nível de segurança.

A Primi Tecnologia é uma empresa especialista em desenvolvimento de soluções para identificação e rastreabilidade segura de produtos e serviços dos mais variados segmentos. Seus especialistas criam padrões de identificação únicos que eliminam as possibilidades de fraudes. São como DNA – cada produto tem uma identificação especial e exclusiva, graças ao acesso da Primi a diversas técnicas restritas as Casas de Moedas e outras corporações de atividades sensíveis que necessitam que altíssima proteção contra falsificações.

A Primi tem todos os recursos para criar dispositivos de segurança com padrões personalizados e altamente confiáveis. Desenvolve elementos de autenticidade e validação exclusivos que tornam seus produtos únicos, representados com selos de segurança confeccionados com atributos especiais para proteger a identidade de sua marca. Sua mercadoria estará segura e confiável.

Com soluções desenvolvidas para cada necessidade, a Primi Tecnologia protege a receita e operações dos clientes em todas as suas etapas, com o objetivo maior de livrar ao máximo sua empresa e seus consumidores de golpes, fraudes, adulterações e, por conseguinte, de todo o tipo de prejuízo que estes crimes podem causar.