AS CONSEQUÊNCIAS DAS FALSIFICAÇÕES PARA A SOCIEDADE

Infelizmente as redes criminosas prosperam produzindo e comercializando mercadorias falsificadas e piratas, bem como reproduzindo de forma fraudulenta selos de autenticação e lacres de segurança que validam produtos e serviços.

Estão na mira dos falsários produtos importantes que fazem parte do dia-a-dia dos consumidores comuns e de profissionais de diversas áreas. Itens como extintores de incêndio, cilindros de GNV, peças automotivas, medicamentos, cosméticos, balanças, gás de cozinha e mais uma infinidade de produtos são constantemente fraudados ou pirateados, gerando perigos e prejuízos para toda a sociedade.

Existem dois submercados para os produtos falsificados. Um consiste em consumidores que acreditam que estão comprando um produto genuíno, enquanto o outro inclui compradores cientes do fato de que estão comprando artigos ilegítimos, cujo interesse está no preço mais acessível. Este último é um mau comportamento do usuário que, além de se auto-prejudicar, estimula a criminalidade.

 

 

As consequências para os consumidores

Os produtos falsificados costumam estar abaixo dos padrões de qualidade e proporcionam riscos à segurança ou à saúde dos consumidores. Estes artigos não cumprem as regulamentações exigidas por lei, sendo assim não podem oferecer nenhuma garantia de funcionamento, eficiência e segurança. Esses fatores proporcionam perigo para quem os utiliza, além do prejuízo financeiro.

 

As consequências para as empresas

As empresas são altamente prejudicadas com as falsificações, especialmente com a queda nas vendas e a percepção negativa dos seus itens no mercado, pois muitos consumidores têm experiências insatisfatórias com os produtos adquiridos que acreditavam ser legítimos.

Os direitos de propriedade intelectual incentivam a criatividade, a pesquisa e a inovação, mas o comércio de produtos falsificados e pirateados representam uma ameaça grave para o crescimento das empresas, detentoras das marcas originais, assim este desenvolvimento acaba sendo desestimulado.

Outro problema que as falsificações provocam é o comércio informal que tanto prejudica os lojistas autorizados.

 

As consequências para a economia e a sociedade

A pirataria acarreta efeitos desastrosos para a economia como um todo. São rombos bilionários aos cofres públicos que não recebem os devidos tributos sobre as mercadorias, os quais seriam aplicados para as melhorias do país na saúde, educação, segurança, etc.

Outro grave problema que as falsificações provocam é o desemprego. Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontam que a atividade ilegal impede a criação de 1,5 milhão de empregos por ano no Brasil.

 

O mercado criminoso das falsificações prejudica muito a sociedade como um todo. Portanto, faz-se necessário uma maior fiscalização e apreensão das mercadorias piratas a fim de impedir o comércio e evitar os danos que são causados por esse mercado.

É muito importante também a informação, atenção e o engajamento do consumidor para inibir este mercado.

 

PRIMI TECNOLOGIA – PROTEGENDO O CONSUMIDOR DAS FALSIFICAÇÕES

 

 

A Primi Tecnologia tem como missão fundamental promover a ética concorrencial, combatendo a pirataria que tanto prejudica o mercado devido aos desequilíbrios na competição. Trabalhamos para que o consumidor tenha a garantia de estar adquirindo um produto autêntico e seguro.

Referência no mercado para desenvolvimento e produção de impressos de segurança, a Primi Tecnologia cria soluções únicas para proteger seus produtos, da produção à distribuição, buscando sempre combater a pirataria e a clandestinidade, colaborando para uma sociedade mais justa. Seus engenheiros criam identificações seguras para garantir a autenticidade dos produtos e ainda permitir a rastreabilidade dos mesmos.

A Primi Tecnologia tem também uma plataforma gratuita para ajudar no combate à pirataria. O aplicativo SELO INTELIGENTE é uma solução única, inovadora e muito eficiente que permite a qualquer pessoa identificar com clareza a autenticidade dos produtos. Com uma simples foto tirada de seu smartphone, a inteligência artificial da plataforma verifica na hora se o selo de segurança do produto é autêntico. É uma ferramenta inovadora na qual você pode conferir no momento da compra se produto é falsificado ou original.

A plataforma SELO INTELIGENTE visa pela sua segurança protegendo você contra as falsificações. É a sua ferramenta na luta contra esta criminalidade.