OS PERIGOS DAS FALSIFICAÇÕES PARA A NOSSA SEGURANÇA

Devemos ficar atentos pois o comércio de produtos falsificados é uma prática comum que está sempre em nosso dia-a-dia. É imensa a quantidade de produtos ilegítimos no mercado com preços mais baixos que os do comércio formal, o que aumenta o interesse das pessoas por este tipo de mercadoria.

Apesar de tentador, o que as pessoas não se dão conta é que a pirataria é uma atitude criminosa que fornece produtos que podem trazer grandes prejuízos e riscos à nossa integridade física.

Os produtos falsificados, de modo geral, são fabricados com materiais de qualidade inferior, desta forma podem apresentar defeitos e causar acidentes colocando em risco a segurança do consumidor.

Além dos produtos falsificados, também devemos tomar cuidado com os serviços clandestinos existentes no mercado, afinal oficinas ilegais estão se alastrando pelo país. Este mercado pirata está crescendo em proporções altíssimas, a exemplo de empresas que efetuam instalações irregulares de kit GNV em veículos. Os riscos de fazer uma instalação inadequada e não autorizada são grandes. Além de prejudicar o desempenho do veículo, são registrados frequentemente inúmeros acidentes como vazamentos, incêndios e explosões devido a má qualidade do serviço e das peças utilizadas. É um risco de vida para motoristas, passageiros, frentistas e todos que estão em volta.

 

Explosão de veículo em posto de abastecimento por uso de cilindro GNV irregular.

 

Outro grande exemplo de falsificação relacionada a produtos e serviços é o mercado clandestino de extintores de incêndio. Este importantíssimo equipamento de segurança é alvo de falsificadores por todo o país. Oficinas de manutenção piratas utilizam cilindros condenados que podem explodir durante o uso. Também usam peças de péssima qualidade nos consertos e ainda recarregam os extintores com conteúdo adulterado ou mesmo reaproveitado de equipamentos velhos. Tudo isso compromete o combate ao incêndio, inclusive podendo até aumentar as chamas.

Muitos destes prestadores de serviços piratas aplicam selos do Inmetro falsificados nos produtos entregues para enganar o consumidor. São atitudes criminosas que comprometem o bom funcionamento dos equipamentos trazendo grandes riscos para a segurança de todos nós.

O mercado paralelo de produtos e serviços ilegítimos afeta negativamente os fabricantes originais, oficinas autorizadas, comércios varejistas e atacadistas, órgãos públicos e, acima de tudo, os consumidores pelo grande perigo que representa.

 

 

A plataforma SELO INTELIGENTE está aí para ajudar no combate às falsificações.

Baixe o aplicativo gratuitamente nas versões Android e IOS e utilize está excelente ferramenta que ajuda a garantir a sua segurança.